O SIVS permite a emissão de certificados a partir de planilhas no excel, o que possibilita uma maior flexibilidade e total controle dos cálculos para sua empresa. Porém, com grande poderes vêm grandes responsabilidades.

Por isso a S1 reuniu algumas dicas e boas práticas para garantir que você tenha a melhor experiência possível em sua jornada de emissão de certificados.

Também disponibilizamos uma tabela com a tradução de diversas funções no excel. Você pode encontrar as funções em inglês, português ou espanhol. Clique aqui para saber mais.

Erro de validação de função (Uso de 2 ; )

É extremamente comum digitarmos alguma tecla errada durante nosso tempo no computador (Eu, pessoalmente, errei várias vezes só escrevendo esse arquivo.). Isso pode acarretar em alguns problemas na emissão de certificado, como o uso duplo de ;, por exemplo, você decide usar uma função simples de soma e digita:

“=SUM(A1+A2);;”

Para o excel, você acabou de escrever duas funções. A função soma [=SUM(A1+A2)] e uma função vazia [], como ele não sabe o que deve fazer na segunda função ele não irá imprimir os dados da primeira função e não só inutilizará esta célula, mas quaisquer outras células que referenciam esta com problema.

Por sorte a resolução deste problema é simples, basta remover o segundo ponto e vírgula ( ; ) .

Cálculo com referências a valores com funções FIXED/DEF.NÚM.DEC

A função FIXED (Ou DEF.NÚM.DEC em português) permite arredondar um valor para um determinado número de casas decímais, por exemplo, se na célula A3 tivermos o número 1.2849285, mas desejamos apresentar somente as duas primeiras casas decímais, podemos utilizar a função FIXED para arredondar este valores em outra célula da segunte maneira:

“=FIXED(A3,2);”

A célula retornará ‘1.28’, o que é muito útil para a melhor vizualização dos dados.

Entretanto, não é possível utilizar este valor arredondado para outro cálculo, ou seja, não se deve arredondar um valor e realizar outro cálculo com ele. Este erro foi corrigido na versão Desktop do Office Excel (Provavélmente a versão que você está utilizando agora), mas na versão de servidor que o SIVS utiliza para realizar os cálculos de seu certificado este erro ainda persiste.

Por isso, a S1 recomenda que não seja utilizado o cálculo com esta função.

Cálculos na aba de Resultados

Na planilha de certificados da S1, a aba Resultado deve ser somente utilizada para a importação de dados e configuração do estilo da tabela de certificados. Quer saber mais sobre estilização de certificados? Clique aqui.

O uso de cálculos nesta aba pode resultar em erros na emissão e visualização dos dados do certificado, uma vez que qualquer erro um alguma célula referenciada nestes cálculos irá resultar em erros na impressão do certificado.

Por isso, a S1 recomenda que não sejam utilizados cálculos nesta aba.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *