Para a verificação de planilhas para emissão de certificados, você pode utilizar o novo validador de arquivos da Summit_1. Para receber o arquivo, basta enviar um email para team5@summit1.info com o assunto ‘Validador de planilhas de certificado.

Passo 1 – Abrindo o terminal

Para abrir o programa é necessário possuir o Java instalado em seu computador, para fazer o download do Java basta clicar aqui.
[Nota: O Java é um software desenvolvido e distribuido por Oracle. Todos os direitos são reservados a Oracle]

Após instalado o Java, basta abrir o terminal no Mac ou a linha de Comando no Windows e abra a pasta onde você salvou o validador da Summit_1.
Para abrir a pasta basta digitar “cd [Caminho da pasta, por exemplo: /Users/NomeDeUsuário/Desktop” e apertar ‘Enter/Return’.
Para verificar se você está na pasta correta, digite “ls” e aperte ‘Enter/Return’, assim o terminal irá listar todos os arquivos da pasta.

Passo 2 – Abrindo o programa

Após aberto o terminal na pasta onde você salvou o programa, digite “Java -jar SIVS-CERT-DEBUG-1.0.jar” e aperte ‘Enter/Return’.

Passo 3 – Selecionando o arquivo

Você será solicitado para ‘Informar o caminho do arquivo’. Certifique que todas as letras estejam maíusculas ou minisculas conforme os arquivos em seu computador. Para o computador, “Desktop” e “desktop” são pastas diferentes.

Caso o arquivo esteja na mesma pasta do programa, basta inserir o nome do arquivo. [Lembre-se de adicionar o formato do arquivo]

Caso o arquivo esteja em uma pasta dentro do local onde se encontra o programa basta inserir “pasta1/pasta2/NomeDoArquivo.xlsx.”

Caso o arquivo esteja em uma pasta superior, basta inserir “../” para cada pasta superior ao local atual. Por exemplo, se o arquivo estiver no Desktop e o programa está salvo dentro de uma pasta salva no Desktop, digite “../NomeDoArquivo.xlsx”

Neste exemplo, adicionamos somente o nome do arquivo, pois o arquivo e o programas estão salvos na mesma pasta

Passo 4 – Analisando o resultado

O Programa irá ler o arquivo (este processo pode levar um tempo, dependendo do tamanho do arquivo) e irá listar todos os problemas encontrados.

Atente-se a linhas iniciadas com “Caused By:”, elas demonstram onde o problema se encontra. Neste caso o programa retornou: “Error evaluating cell RESULTADO!P6”. Traduzindo: “Erro ao calcular a célula RESULTADO!P6”, ou seja, algum problema de cálculo se encontra na célula ‘P6’ da Aba ‘RESULTADO’.

Agora, basta abrir em seu arquivo do excel na célula informada e verificar o problema. Normalmente os problemas se encontram em problemas de cálculo, como divisões por 0 [ Exemplo: ‘=5/0’]

Quer saber mais sobre planilhas de calibração? Clique aqui!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *